Autoconhecimento

Passo a passo do que fazer quando você sabe o que quer, mas se sente impossibilitado

2021-09-29

Passo a passo do que fazer quando você sabe o que quer, mas se sente impossibilitado

Encontrar quem tenha sonhos é fácil, difícil é quem não desiste deles e cria oportunidades mesmo quando elas não batem à porta. Se ter clareza sobre o que você quer e traçar um plano de metas são duas coisas essenciais, o que diferencia uma pessoa de sucesso e o acomodado, é que quem conquista seus objetivos é resiliente e não se deixa abater frente aos desafios. Esperar pelo momento perfeito, aprovação das pessoas e uma oportunidade única, não vai te fazer realizar seus sonhos. O que vai garantir a realização dos mesmos é, ao contrário, criar novas possibilidades mesmo quando tudo parece árido e quando as pessoas a sua volta tentam te convencer a desistir. É por isso que hoje falaremos sobre o que fazer quando você sabe o que quer, mas se sente impossibilitado.

conquistar sonhos
Foto: Glenn Carstens-Peters / Unsplash

1. Tenha clareza

Por mais que seja óbvio, muita gente subestima a importância da clareza e acaba se perdendo em um mar de falsas possibilidades. Para quem não sabe o que quer, qualquer destino basta – e seu sonho não estará te aguardando em qualquer destino. A maioria das pessoas pensa que sabe o que quer, mas quando fecha os olhos, não consegue visualizar e nem mesmo verbalizar o que querem de uma forma que faça sentido. Minha dica é: pegue uma caneta e um pedaço de papel e escreva a sua missão de vida. Tudo parecerá mais claro depois disso!

2. Compreenda o seu propósito

Propósito é a sua razão para querer trabalhar em direção a esse objetivo específico. É a sua motivação para iniciar esta jornada e o fator que o faz continuar lutando quando as coisas se tornam difíceis ou assustadoras. Sem ele, fica fácil perder o foco, dar desculpas e se sentir impossibilitado. Se você ainda não encontrou ou descobriu seu propósito, compreenda que ele é a fusão entre algo que você ama fazer e que pode melhorar a vida dos outros ou tornar o mundo um lugar melhor ao mesmo tempo.

3. Mantenha o foco

Depois de ter certeza do que você quer e do propósito por trás disso, é importante concentrar 100% de sua atenção nisso. Todos os aspectos de sua vida estão interligados, e cada decisão que você toma precisa estar alinhada a isso, o que não significa que você irá esquecer todo o resto, mas que não deixará nada te distrair e te fazer sentir impossibilitado. Mude seus hábitos, esteja cercado de pessoas que acreditem em você, faça o que for preciso – mas não desista.

4. Esteja disposto a tomar decisões difíceis

Ninguém chega ao topo por acaso, é preciso muito foco, resiliência, trabalho e, sobretudo, ponderação. De vez em quando estaremos frente a uma decisão que poderá mudar o rumo de nossas vidas, e neste caso, o melhor que você tem a fazer é toma-la. Entenda que difícil não significa ruim e que quando você tem clareza do objetivo, essas situações tornam-se motivadas por um propósito maior.

5. Esqueça o plano B

Todos nós precisamos estar dispostos a mudar de rota e a fazer algumas mudanças durante o percurso, mas isso não significa que você pode substituir seu sonho na primeira dificuldade. Embora ter um plano B possa ser tentador, muitas vezes ele vai te atrapalhar, afinal de contas, ele tira um pouco da urgência do Plano A. Isso também significa que você deve dividir seu objetivo principal em pequenas metas, para garantir que seu plano permaneça intacto.

6. Não espere pela motivação

Muita coisa pode tirar nossa motivação: uma noite de insônia, um “não”, algo que deu errado, um comentário invejoso. Portanto, não espere estar 100% motivado para começar a colocar suas metas em prática, apenas continue com foco e direção e, sobretudo: mesmo quando você sentir que está impossibilitado.

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.