Terapias Holísticas

Passo a passo para você ter uma vida mais holística e feliz

2021-08-26

Passo a passo para você ter uma vida mais holística e feliz

Holismo vem do grego – holos, e significa não reducionismo. Em oposição ao sistema racional e cartesiano, o holismo enxerga cada ser humano como um todo integrado, como um organismo, e não como a soma de várias partes separadas. É o sistema holístico que fundou as bases de praticamente todas as terapias integrativas, também conhecidas como holísticas, cada vez mais em alta no Brasil. Nosso país, inclusive, é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica.

vida holistica 1
Foto: Martin Sanchez / Unsplash

O que você precisa entender é que, uma dor de cabeça nunca é apenas uma dor de cabeça, mas sim o resultado de um desequilíbrio no sistema físico, mental, energético e espiritual. A única saída para uma vida com mais bem-estar e equilíbrio é olhar para nós através da perspectiva do holismo, por isso preparei um passo a passo para você ter uma vida mais holística.

vida holistica 2
Foto: Jamie Street / Unsplash

Não se trata de esoterismo, o holismo é uma filosofia de vida que nos leva à unidade e a uma maior consciência de quem somos. Os passos para uma vida holística abordam três esferas de nossa existência: nosso corpo, mente e espírito.

1. Corpo

Ouça seu corpo, entenda quais alimentos são adequados para seu corpo e quais não são. Também é muito importante desintoxica-lo com frequência, através de alimentos como o chá verde e, é claro, não esquecer de beber muita água, descansar quanto estiver cansado e praticar exercícios. Não deixe para começar a fazer exercícios quando você tiver algum problema de saúde, o corpo humano não nasceu pra ficar parado!

2. Mente

Vivemos em um mundo que está nos estimulando o tempo todo, o que causa estresse, cansaço e ansiedade. Esse constante tumulto causa desequilíbrio emocional e mental, por isso a chave aqui é lutar contra o estresse, fazer mais coisas que te fazem feliz, descansar quando sua mente pedir e, principalmente, ouvir sua mente a partir da paz e aceitação do momento presente e fluir com o Universo. Medite, se aproxime da natureza, confie mais em seu coração.

3. Espírito

Meditação, yoga, cursos de desenvolvimento pessoal, livros de autoconhecimento, momentos de contemplação e gratidão… tudo isso te ajuda a avançar no caminho da espiritualidade e a se conectar ainda mais com sua essência e com o universo. Lembre-se que espiritualidade não tem nada a ver com religião, mas sim com a ideia de que somos o mais puro amor incondicional e que nosso propósito maior é fazer essa fusão com o universo.

4. Tomada de consciência

Uma vida holística ajuda você a se tornar mais consciente, a conhecer e ouvir seu corpo, a melhorar sua intuição e assim se tornar consciente de sua presença no universo. No entanto, essa jornada se inicia através de um movimento simples: querer. Se é uma vida mais equilibrada e feliz que você quer, tome o primeiro passo e siga o caminho do holismo.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.