Felicidade

Pesquisa lista 10 traços de personalidade essenciais para o bem-estar psicológico

2021-08-05

Pesquisa lista 10 traços de personalidade essenciais para o bem-estar psicológico

O que faz uma pessoa ter mais bem-estar psicológico do que outra? É claro que não podemos ignorar a influência do ambiente externo sobre nós, afinal, algumas pessoas nascem com mais condições materiais do que outras, o que também faz diferença. No entanto, se formos pensar em características, uma pesquisa recentemente publicada no Journal of Personality and Social Psychology, listou 10 traços de personalidade fundamentais para o bem-estar psicológico das pessoas.

tracos psicologicos bem estar 1
Foto: Emma Simpson / Unsplash

Os pesquisadores pediram a 137 especialistas em psicologia, que eles listassem traços que descrevessem sua ideia de uma pessoa psicologicamente saudável. De acordo com eles: “O funcionamento saudável da personalidade pode ser caracterizado por altos níveis de abertura aos sentimentos, emoções positivas e franqueza, e baixos níveis em todas as facetas do neuroticismo”. Conheça a lista abaixo:

1. Abertura aos sentimentos

2. Franqueza

3. Ter uma habilidade bem desenvolvida (ser bom em alguma coisa)

4. Ser afetuoso

5. Emoções positivas, como alegria, felicidade, amor e excitação

6. Baixos níveis de hostilidade

7. Baixos níveis de ansiedade

8. Baixa vulnerabilidade à depressão

9. Baixa vulnerabilidade ao estresse

10. Baixa impulsividade (ser capaz de controlar desejos e impulsos)

tracos psicologicos bem estar 2
Foto: Jon Flobrant / Unsplash

Você não precisa ter todos os 10 traços de personalidade para ser feliz ou ter bem-estar, e embora nós não possamos mudar nossas inclinações naturais, podemos o tempo todo nos aperfeiçoar, trabalhar o autoconhecimento e garantir que tenhamos mais bem-estar. Não se trata de mudar, mesmo porque é nossa personalidade que nos faz únicos, mas sim de procurar ser sempre melhor do que ontem e controlar – na medida do possível, nossos sentimentos, e não o contrário.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.