Terapias Holísticas

Pesquisa mostra quanto tempo devemos meditar para começar a sentir os benefícios

2021-07-05

Pesquisa mostra quanto tempo devemos meditar para começar a sentir os benefícios

Já não é de hoje que falamos sobre a importância de incorporar a meditação no cotidiano, já que do relaxamento à conexão espiritual, os benefícios da prática são incontáveis. No entanto, existem muitas maneiras de praticar a meditação e talvez por isso mesmo, muita gente possui dúvidas sobre o assunto. Você não precisa praticar 1 hora de meditação por dia para começar a sentir os efeitos dela em sua vida, por isso saiba por quanto tempo você deve meditar para obter todos os benefícios.

tempo de meditacao 1
Foto: Ksenia Makagonova / Unsplash

De acordo com um estudo feito em 2018 com praticantes indianos da tradicional escola Brahma Kumaris Rajayoga, os pesquisadores descobriram que era a qualidade da prática em si – e não a duração, que determinava se a meditação melhorava o bem-estar das pessoas. Este mesmo estudo também concluiu que, entender o contexto no qual você está praticando e o grau de envolvimento, melhorarão os resultados da meditação.

tempo de meditacao 2
Foto: Patrick Schneider / Unsplash

De acordo com a pesquisa, apenas 13 minutos de prática por sessão já são suficientes para colhermos benefícios, mas a regularidade é tão importante quanto a concentração, por isso o ideal é praticar todos os dias – 0u quase. A verdade é que não há uma resposta final, tudo depende do seu comprometimento com o meditar, mas para isso é preciso se permitir, doar um pouco de seu tempo para acalmar a mente, e, sobretudo, escolher a prática certa para você.

tempo de meditacao 3
Foto: Erik Brolin / Unsplash

São vários os tipos de meditação e eles podem ser testados de acordo com a prática do participante. Conheça os principais abaixo:

  • Meditação mantra
  • Meditação espiritual
  • Meditação focada
  • Mindfulness
  • Meditação transcendental
  • Meditação de visualização ou manifestação

Minha dica é começar com meditações guiadas e, uma vez que você ganhou confiança e prática, se soltando aos poucos. Atualmente existem diversos aplicativos e playlists de meditação em plataformas de streaming. A música de fundo é uma grande aliada e os fones de ouvido também. No mais, basta se permitir e se deixar levar por esse momento de conexão tão essencial para nosso bem-estar!

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.