Saúde

Pesquisa mostra que a vitamina D pode tratar a psoríase

2021-07-22

Pesquisa mostra que a vitamina D pode tratar a psoríase

A psoríase é uma doença autoimune, inflamatória e não contagiosa da pele que atinge cerca de 2 milhões de brasileiros. Os sintomas de psoríase variam conforme o tipo da doença e a intensidade, sendo que em 90% dos casos ela se manifesta através de lesões avermelhadas e elevadas, cobertas por escamas esbranquiçadas. Infelizmente a psoríase não tem cura, mas seus sintomas podem ser tratados, de acordo com uma nova pesquisa, com a vitamina D.

vitamina d psoriase 1
Foto: Leohoho / Unsplash

De acordo com o estudo, encabeçado pela própria Food and Drug Administration – FDA, a deficiência de vitamina D pode enfraquecer o sistema imunológico das pessoas, que consequentemente ficam mais suscetíveis à doenças como a psoríase. A má notícia é que atualmente é muito fácil ter essa deficiência, uma vez que a maioria das pessoas vive em grandes centros urbanos e fica longe do sol. No entanto, com uma alimentação correta e suplementos, podemos reverter esse quadro.

vitamina d psoriase 2
Foto: Taylor Grote / Unsplash

A pesquisa mostrou que pessoas com psoríase geralmente têm baixos níveis de vitamina D, o que faz todo sentido uma vez que a vitamina D ajuda a manter o sistema imunológico em forma e não ingerir o suficiente pode nos deixar vulneráveis a problemas de pele e saúde.

vitamina d psoriase 3
Foto: Federico Respini / Unsplash

Para adultos, a dose diária recomendada de vitamina D é de 15 microgramas e ela pode ser encontrada em peixes gordos como o atum, nas gemas de ovo, queijo, leite e até mesmo cereais fortificados. Mantenha seus exames em dia e caso esteja com deficiência de vitamina D, não hesite em tomar um suplemento!

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.