Saúde

Pesquisa mostra que o folato está diretamente relacionado com a prevenção do Alzheimer. Veja onde encontrar

2021-09-06

Pesquisa mostra que o folato está diretamente relacionado com a prevenção do Alzheimer. Veja onde encontrar

Atualmente, mais de 35 milhões de pessoas são diagnosticadas com Alzheimer no mundo. A doença é o tipo de demência que mais prevalece entre os idosos e são milhares de pesquisas que buscam entender as causas e como podemos evitá-la. No entanto, um novo estudo publicado na revista científica Frontiers in Neuroscience, afirma que o folato – conhecido popularmente como ácido fólico, está diretamente relacionado com a prevenção da doença.

folato evitar alzheimer 1
Foto: Kate Hliznitsova / Unsplash

O mais curioso é que, as pessoas geralmente não pensam em integrar o ácido fólico (vitamina B9) em suas vidas, salvo mulheres grávidas ou tentando engravidar. De acordo com a pesquisa esse é um grande erro, por isso a importância de comer alimentos ricos em folato diariamente.

folato evitar alzheimer 2
Foto: Louis Hansel / Unsplash

Conhecido por evitar a má formação dos bebês, o ácido fólico é a chave para ajudar o corpo na tarefa de divisão das células, também ajuda o cérebro e a medula espinhal do bebê a se desenvolverem adequadamente. É importante notar que o folato não é produzido pelo corpo, o que o torna um nutriente essencial que devemos obter de fontes externas, seja em alimentos ricos em vitamina B9 ou em complementos vitamínicos.

A pesquisa

Os resultados da pesquisa mostraram que o nível de folato em pacientes com Alzheimer foi menor em comparação com as pessoas saudáveis. Ao analisar mais de 60 publicações, os pesquisadores concluíram que a deficiência do folato aumenta o risco de Alzheimer e que, portanto, a ingestão diária suficiente pode reduzir o risco da mesma.

“A partir das informações neste estudo e considerando os outros benefícios conhecidos do folato para o nosso corpo e cérebro, é encorajado a ter uma ingestão diária suficiente de folato para reduzir o risco de Alzheimer”, confirma Lauren Hubert – principal autora do estudo.

Já segundo Amy Cameron O’Rourke, especialista em cuidados de idosos nos EUA e autora do livro The Fragile Years (em português, ‘Os anos frágeis’), afirma que o segredo para uma velhice saudável e longe de doenças é um misto entre exercícios, envolvimento social, dieta anti-inflamatória e, é claro, associado a uma ingestão diária de ácido fólico!

Onde encontrar o folato

Você pode tomar o ácido fólico em cápsulas, mas também encontrá-lo em alguns alimentos. Os alimentos mais ricos em vitamina B9 são:

  • Edamame
  • Lentilha
  • Aspargos
  • Espinafre
  • Feijão preto

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.