Vida Natural

Pesquisa mostra que resíduos de café ajudam no reflorestamento de florestas tropicais

2021-04-09

Pesquisa mostra que resíduos de café ajudam no reflorestamento de florestas tropicais

De acordo com um estudo realizado em conjunto por cientistas da Universidade do Havaí e da ETH-Zurique, a cafeína presente nos resíduos do café ajuda a reflorestar as florestas tropicais muito mais rápido. O grupo espalhou 30 caminhões basculantes com polpa de café em um terreno de 35 x 40 metros na Costa Rica e o resultado é que a cafeína, de fato, intensifica o processo.

residuos cafe reflorestamento 1

Os grãos de café são naturalmente ácidos, com um pH inferior a 5 e, portanto, nem sempre são nutritivos para algumas plantas domésticas ou flores decorativas. O mesmo não acontece com as florestas tropicais, no entanto, que parecem se beneficiar do grão. Isso porque, o solo tropical, que naturalmente possui nutrientes muito pobres, pode tolerar facilmente a acidez do café, além de conter uma variedade de plantas e microorganismos que prosperam em ambientes de baixo pH. A mistura perfeita!

residuos cafe reflorestamento 2

“A adição de polpa de café alterou significativamente as características de cobertura do solo, eliminando gramineas de pastagem, facilitando o estabelecimento de plantas herbáceas e aumentando a porcentagem de área coberta por serapilheira”, explicou a principal autora do estudo Rebecca Cole.

residuos cafe reflorestamento 3

Posteriormente, um relatório emitido pela British Ecological Society afirmou que a área tratada com celulose tornou-se uma pequena floresta, com 60% a mais de cobertura, chegando a 4 vezes mais alta do que a área não tratada, que permaneceu em sua maioria repleta de gramineas invasoras e ervas daninhas.

residuos cafe reflorestamento 4

Segundo Cole, esta é uma descoberta significativa, uma vez que o café é cultivado principalmente em climas tropicais, o solo tropical tolera a acidez do café, as florestas tropicais são cortadas a taxas mais rápidas do que qualquer outra e as florestas tropicais sequestram mais carbono e contêm maior biodiversidade do que as arbóreas.

A importância dos resíduos de café

Normalmente amontoada em lotes de armazenamento e deixada para se decompor, a polpa do café é rica em nutrientes e também representa mais da metade do peso da colheita do grão. Os autores calcularam que há cerca de 218 mil toneladas de resíduos para cada um milhão de sacas de café enviadas ao mercado. Uma solução barata, eficaz e de simples administração.

 

Fotos 1 e 2: Rebecca Cole
Fotos 3 e 4: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.