Saúde

Pesquisador italiano descobre anticorpo que bloqueia a metástase

2021-02-19

author:

Pesquisador italiano descobre anticorpo que bloqueia a metástase

A cura do câncer parece estar cada vez mais próxima de nós, à medida que a comunidade médica e científica dedica cada vez mais tempo e dinheiro em busca desta resposta. Na Itália, cientistas da Unidade de Oncologia Médica do Hospital Universitário Campus Bio-Medico, da Universidade de Roma, acabam de anunciar que descobriram um anticorpo que bloqueia a metástase.

anticorpo bloqueia metastase 1
Francesco Pantano, um dos responsáveis do estudo

Depois de uma série de testes em laboratório, o grupo concluiu a alta taxa de eficácia do anticorpo capaz de impedir que o câncer se espalhe, um dos maiores desafios de qualquer tratamento do câncer. O anticorpo monoclonal chama-se Volociximab e ele foi capaz de bloquear a metástase óssea após o tratamento de um câncer de mama. 

anticorpo bloqueia metastase 2

Tudo começou quando eles identificaram a proteína alfa5 através de uma triagem no genoma de pacientes com câncer de mama. Em seguida, os pesquisadores viram que o Volociximab pode bloquear essa proteína, que representa um dos principais fatores na criação de metástases ósseas. De acordo com os cientistas, esta descoberta abre uma série de novas possibilidades, uma vez que afeta um aspecto importante do processo de metástase, nunca explorado até o momento.

anticorpo bloqueia metastase 3

A proteína alfa 5 é o ‘gancho’ com o qual a célula cancerosa se liga à fibronectina, que está altamente presente no microambiente ósseo. Ele é bloqueado pelo Volocixamab, que fica no caminho das duas moléculas e impede que o tumor se espalhe para o osso. O resultado é muito promissor também porque o medicamento a partir do anticorpo é seguro, já foi testado e não é tóxico”, garante Francesco Pantano, um dos responsáveis pela descoberta.

 

Foto 1: Reprodução/ Universidade de Roma
Fotos 2 e 3: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube