Saúde

Pessoas otimistas sofrem menos declínio de memória, conclui pesquisa

2020-12-17

author:

Pessoas otimistas sofrem menos declínio de memória, conclui pesquisa

Falamos tanto sobre a importância do otimismo para a saúde mental, mas, uma nova pesquisa sugere que a mentalidade positiva também oferece inúmeros outros benefícios às pessoas. Um deles é em relação à memória, já que uma pesquisadora da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, afirma que pessoas otimistas sofrem menos problemas de memória.

pessoas otimistas memoria melhor 1

Segundo a pesquisa, fatores físicos e emocionais podem afetar negativamente nossa capacidade de reter informações ao longo da vida. Por isto, ficar longe do estresse é uma questão que influencia diretamente nossa saúde física e capacidade cerebral no futuro. A equipe analisou 991 adultos de meia-idade e idosos nos Estados Unidos entre 1995 e 2014, e o resultado é que pessoas mais entusiasmadas e alegres – o que os psicólogos chamam de “afeto positivo” – têm menos probabilidade de experimentar declínio de memória à medida que envelhecem.

pessoas otimistas memoria melhor 2

Em cada avaliação, os participantes relataram uma série de emoções positivas que experimentaram durante os últimos 30 dias. Em seguida, eles também completaram testes de desempenho de memória. A conclusão é de que, parece estar ficando cada vez mais claro o papel do afeto positivo no envelhecimento saudável da população.

pessoas otimistas memoria melhor 3

Contudo, os pesquisadores também examinaram a associação entre o afeto positivo e a memória, levando em consideração a idade, sexo, educação, depressão, afeto negativo e extroversão. “Nossas descobertas mostraram que a memória diminuiu com a idade. No entanto, indivíduos com níveis mais elevados de afeto positivo tiveram um declínio de memória menos acentuado ao longo de quase uma década”, concluiu Emily Hittner autora principal do artigo.

 

Fotos: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube