Arte

Pintura rupestre mais antiga conhecida do mundo é descoberta na Indonésia

2021-01-15

author:

Pintura rupestre mais antiga conhecida do mundo é descoberta na Indonésia

Estamos em 2021, mas ainda nos deparamos com descobertas fascinantes de nossos antepassados. Recentemente, um grupo de pesquisadores da Griffith University, na Austrália, anunciaram a descoberta da pintura rupestre mais antiga do mundo em uma parede de calcário na ilha de Sulawesi do Sul, na Indonésia. Datada de 45.500 anos atrás, trata-se de um porco de Sulawesi, uma espécie caçada e retratada com frequência nas cavernas de Sulawesi do último período glacial.

arte rupestre indonesia 1

A caverna fica em um vale cercado por penhascos de calcário íngremes e só é acessível por uma passagem estreita da caverna na estação seca, já que o fundo do vale é completamente inundado com a chuva. Segundo Adam Brumm, um dos cientistas envolvidos na pesquisa, a descoberta sugere que o centro dos primeiros desenvolvimentos de expressão artística da história da humanidade, não foi a Europa, mas sim a Ásia.

arte rupestre indonesia 2

Listada como uma das 10 descobertas mais importantes de 2020 pela revista Science, a publicação diz que a arte encontrada representa a primeira evidência de narrativa de nossa espécie. “A representação figurativa de caçadores como teriantropos também pode ser a evidência mais antiga de nossa capacidade de imaginar a existência de seres sobrenaturais, uma pedra angular da experiência religiosa”, explica Brumm.

arte rupestre indonesia 3

A partir desta descoberta, a ciência pode começar a obter respostas mais precisas em relação a migração de humanos através da Oceania há 45.000 anos. “Nossa espécie deve ter cruzado Wallacea de barco para chegar à Austrália pelo menos 65.000 anos atrás”, disse o professor comunicado à imprensa. Segundo ele: “Esta descoberta destaca a notável antiguidade da arte rupestre da Indonésia e seu grande significado para a compreensão da história da arte em tempos profundos e seu papel na história inicial da humanidade”.

 

 

Fotos: AA Oktaviana

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube