Sustentabilidade

Plástico e isopor serão proibidos na Alemanha a partir de 2021

2020-07-06

author:

Plástico e isopor serão proibidos na Alemanha a partir de 2021

Na última sexta-feira (3), a Alemanha anunciou que proibirá a venda de uma série de produtos descartáveis, entre eles o plástico e o isopor. Saindo na frente na corrida pela sustentabilidade, a decisão começa a valer a partir do dia 3 de julho de 2021.

alemanha proíbe plástico e isopor 1

Em menos de um ano, produtos como canudos de plástico, talheres descartáveis, pratos, palitos, copos e caixas de poliestireno estarão proibidas no país. O maior objetivo é reduzir a quantidade de resíduos de plástico e poliestireno no meio ambiente, um dos grandes causadores da degradação ambiental e poluição dos oceanos.

alemanha proíbe plástico e isopor 2

Além disto, o plano também inclui o fechamento de 8 operações de trabalho com carvão marrom localizadas principalmente em regiões economicamente decadentes e aumentar cada vez mais a oferta de energia renovável, hoje responsável por 50% da energia da Alemanha.

alemanha proíbe plástico e isopor 3

Em anúncio oficial, o ministro do Meio Ambiente Schulze, disse que a medida faz parte de um esforço para o distanciamento em definitivo da “cultura descartável”. Pesquisas mostram que cerca de 25 milhões de toneladas de resíduos são despejadas por ano nos oceanos. Segundo a ONU, de 60% a 80% de todo o lixo no mar é plástico e até 2050 pode haver mais plástico do que peixes no mar.

 

Fotos: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube