Alimentação

Poderosa semente: confira os 6 maiores benefícios da chia

2021-07-28

Poderosa semente: confira os 6 maiores benefícios da chia

A chia (Salvia hispanica) é uma planta herbácea que vem da mesma família do alecrim e da sálvia e é nativa da Guatemala, México e Colômbia. Utilizada pelos nossos ancestrais desde os tempos dos astecas, ela ganhou os holofotes nos últimos anos, essencialmente pelos inúmeros benefícios que esta pequena semente oferece à nossa saúde. Repleta de fontes de minerais, aminoácidos essenciais e ômega 3, confira abaixo 6 características maravilhosas da chia:

beneficios da chia
Foto: Kaffee Meister / Unsplash

1. Altamente nutritiva

É difícil de acreditar que uma semente tão pequena possua tanta coisa, mas ela tem proteína, muitas fibras, vitaminas e minerais como cálcio, fósforo, potássio e magnésio. A chia tem 6 vezes mais cálcio, 11 vezes mais fósforo e 4 vezes mais potássio do que um copo de leite.

2. Boa para o coração

Apesar de oleosas, as sementes de chia oferecem gorduras boas ao nosso corpo. Elas possuem ácidos graxos insaturados e ômega-3, que também estão presentes em peixes como salmão e atum e ajudam a evitar a pressão alta, o diabetes e o colesterol alto. Em outras palavras, ela ajuda a reduzir as chances de desenvolvermos doenças cardíacas.

3. Mantém a saúde cerebral

A Chia tem mais proteína do que grãos como trigo, aveia e cevada, além de possuir mais de 18 aminoácidos – que são os blocos de construção das proteínas, incluindo o ácido glutâmico, que ajuda a manter o cérebro em dia.

4. Dá saciedade

A semente tem o dobro de quantidade de fibras da aveia, amêndoas e até mesmo da quinoa. E o melhor de tudo: por ter um tipo de fibra solúvel, que retarda a digestão, elas garantem a sensação de saciedade por mais tempo.

5. É antioxidante

Ela tem grandes quantidades de antioxidantes em comparação com outras fontes de alimentos integrais. Os radicais livres são um dos responsáveis pelas doenças cardíacas, Alzheimer, câncer, diabetes e derrame e é aí que entra o papel essencial dos antioxidantes, que são substâncias que nos protegem contra os radicais livres e as sementes de chia estão cheias deles.

6. Nos mantém hidratados

As sementes de chia absorvem até 12 vezes seu peso em água, o que ajuda nosso corpo a se manter hidratado por mais tempo e melhora a resistência geral. Quando misturadas com o suco gástrico, elas formam um gel, que criam uma barreira às enzimas digestivas e ajuda a prevenir picos de açúcar no sangue e a nos manter hidratados.

 

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