Autoconhecimento

Por que costumamos falhar e nos frustrar quando definimos grandes metas

2021-07-23

Por que costumamos falhar e nos frustrar quando definimos grandes metas

As redes sociais estão repletas de conteúdos motivacionais do tipo “Defina grandes metas e não desista até chegar lá”, “Mire alto” e “Trabalhe enquanto os outros estão dormindo”. De tanto acreditar que somos capazes de transformar nossas vidas da noite para o dia, muitos de nós acabamos por estabelecer metas descomunais e queremos fazer isso o mais rápido possível. Esquecemos do processo e focamos apenas no resultado final, sonhamos alto sem planejar e subestimamos o poder das pequenas metas, aquelas de curto prazo que constroem grandes realizações. A verdade é uma: costumamos falhar quando definimos metas grandes demais e a frustração é um grande gatilho para a falta de autoconfiança e a zona de conforto. 

metas grandes e frustracao 1
Foto: Markus Winkler / Unsplash

Quando você tem um objetivo monstruoso em mente, algo como escalar o Monte Everest para alguém que nunca praticou a escalada, pode até ter um pico de motivação, mas a primeira coisa que der errado vai te fazer desistir. E aí este será apenas mais um sonho engavetado. Então, afinal de contas, qual é a melhor maneira de não desistir de nossos objetivos e de fato realizar as mudanças que nos propomos?

metas grandes e frustracao 2
Foto: Content Pixie / Unsplash

A verdadeira mudança de comportamento ocorre quando você se compromete com pequenas mudanças aparentemente insignificantes em seu comportamento diário. O problema com a busca incessante pelas grandes metas é que elas se concentram nos resultados que desejamos alcançar, e não no tipo de pessoa que desejamos ser.

metas grandes e frustracao 3
Foto: Marten Bjork / Unsplash

A chave é se concentrar em quem você deseja ser, e não nos resultados que deseja alcançar. Você precisa se tornar o tipo de pessoa que pode atingir os padrões que estabeleceu para si mesmo, entende? Para começar a formar novas crenças sobre si mesmo, você precisa começar a construir novos hábitos, pequenos hábitos.

metas grandes e frustracao 4
Foto: Glenn Carstens-Peters / Unsplash

Se você meditar 5 minutos por alguns dias seguidos, não vai se transformar no Dalai Lama. No entanto, o que você faz isso com consistência estará mostrando ao seu cérebro evidências concretas de que você é uma pessoa diferente, disposta a mudar. E somente quando estamos dispostos as mudanças acontecem. Comemore pequenas metas alcançadas, seja mais gentil com você e foque em melhorar 1% a cada dia. Essa é a melhor maneira de conquistar tudo o que você sempre sonhou! Apenas comece.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.