Autoconhecimento

Por que ser autêntico é melhor do que tentar impressionar os outros

2021-06-29

Por que ser autêntico é melhor do que tentar impressionar os outros

Vivemos em uma sociedade que nos encoraja desde sempre a perseguir o sucesso a qualquer custo e esta maratona fica ainda mais evidente com o uso das redes sociais com as pessoas se comparando o tempo todo. Somos ensinados a trabalhar duro a dar o nosso melhor e a perseguir “nossos sonhos” sem nem ao menos saber quais eles são. Muitas pessoas passam a vida inteira em um trabalho sem propósito e perseguindo sonhos alheios, porque afinal de contas, o grande objetivo é impressionar os outros. Sem recursos emocionais suficientes, passamos a vida tentando nos encaixar e nos frustramos quando não conseguimos agradar a platéia. No entanto, não existe receita mais eficaz contra o sucesso do que essa. Ser autêntico é a única saída possível para a bem-aventurança e esta autenticidade nasce do autoconhecimento.

impressionar os outros 1
Foto: Mert Guller / Unsplash

Muitas vezes as pessoas podem ter êxito em suas profissões e uma conta bancária recheada, mas se por fora elas parecem bem-sucedidas, por dentro sentem-se um fracasso completo. Esta é a realidade de bilhões de pessoas, que foram estimuladas a enxergar o sucesso como a soma de apenas duas coisas: altos cargos e dinheiro. Afastadas de sua essência, elas começam a se sentir vazias e a conta uma hora chega, afinal, o grande propósito da vida é encontrar a felicidade através da comunhão com o próprio universo.

impressionar os outros 2
Foto: Maria Lupan / Unsplash

E assim as pessoas começam a perder o entusiasmo pela vida, nada mais parece fazer sentido, em muitos casos, a depressão pode bater à porta. É hora de voltar pra casa. Por mais difícil que possa parecer, esta é a vida dando a oportunidade de trabalhar o autoconhecimento e mostrando que as respostas que tanto buscamos estão dentro de nós.

impressionar os outros 3
Foto: Catalin Pop / Unsplash

Por isso é tão importante fazer esta viagem para dentro, encontrar seu propósito e ressignificar o sucesso, que é a soma de diversas esferas da vida em equilíbrio. Ser autêntico com quem somos e com o que queremos é a única maneira de conquistar o sucesso verdadeiro, que não é aquele para os outros aplaudirem, mas para nos dar conforto e satisfação. Abrace sua essência, suas vontades, seus sonhos e não se preocupe em impressionar ninguém. As pessoas que merecem fazer parte de sua vida te aplaudirão de qualquer jeito, e o resto, sinceramente? Tanto faz!

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.