Felicidade

Por que você não deve esperar o fim dos problemas para começar a ser feliz

2021-09-14

Por que você não deve esperar o fim dos problemas para começar a ser feliz

O que é ser feliz para você? Se a sua resposta for “uma vida perfeita”, sem absolutamente nenhum problema ou desafio, sinto-lhe informar: você nunca será feliz! Os problemas estão em todos os lugares, nos relacionamentos, no trabalho, contas a pagar, no cansaço proveniente da vontade de carregar o mundo pelas costas. Pode ter certeza que aquela pessoa que você segue no Instagram e que mostra sua vida perfeita, também tem seus problemas. Assim é a vida! E ela é 10% as coisas que acontecem e 90% de como lidamos com esses acontecimentos. Portanto, não espere pelo príncipe encantado ou pelo primeiro milhão para começar a ser feliz: a felicidade não é algo que se encontra após um longo caminho tortuoso, ela é algo que se aprende e mora nas pequenas coisas.

ser feliz nas dificuldades 1
Foto: Paola Chaaya / Unsplash

Assim como nós, seres humanos, a vida é dual – o que significa que se você tirar as dores, as alegrias também irão, e você ficará se sentindo vazio. O oposto de alegria não é a dor, mas sim a dormência. Se as coisas estiverem difíceis, chore e sofra se for preciso, mas não deixe que isso te limite, não transforme um problema em destino. Precisamos aprender a ver beleza nas dificuldades, presença na falta e amor na dor.

ser feliz nas dificuldades 2
Foto: AH NP / Unsplash

O problema de esperar pelo fim dos problemas para ser feliz, é que tiramos essa responsabilidade de nós, e a depositamos no mundo lá fora, no emprego, no namorado, no dinheiro, nos outros. Saímos do controle de nossa própria vida e quando algo dá errado, nos sentimos perdidos. Eu sei, não é fácil abrir um sorriso quando uma pessoa que você ama está doente, ou quando você perde o emprego e precisa alimentar seus filhos, mas lembre-se de que todos os problemas são temporários e a melhor maneira de lidar com eles é focar na resolução dos mesmos.

ser feliz nas dificuldades 3
Foto: Gabriel / Unsplash

Quando você tiver enfrentando um problema, que, aparentemente não tem solução, lembre-se:

  • As dificuldades nos tornam mais fortes
  • As coisas sempre poderiam ser piores
  • Problemas são oportunidades disfarçadas

O que podemos aprender com o budismo

Segundo o budismo, um dos motivos de sofrimento é justamente se preocupar com algo que não podemos mudar. Algumas coisas simplesmente fogem de nosso controle, mas quando ficamos excessivamente preocupados e obcecados por aquele problema, adoecemos e perdemos toda a alegria da vida. Problemas geralmente são oportunidades disfarçadas: eles nos ensinam sobre a compaixão, a paciência, empatia e principalmente, sobre o amor próprio. Porque você merece ser feliz, principalmente quando as coisas estiverem dando errado!

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.