Autoconhecimento

Pra ter paz: 5 coisas da vida que não voltam nunca mais

2021-09-21

Pra ter paz: 5 coisas da vida que não voltam nunca mais

O ser humano tende a pensar que a vida demora muito para passar e que terá todas as chances do mundo, e por isso não arrisca coisas novas, deixa de dizer “eu te amo” e perde oportunidades que nunca mais aparecerão em seu caminho. Como dizia o filósofo estoico Sêneca: “Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida”. Em outras palavras: tenha consciência de que nós não somos eternos, e assim poderá levar uma vida mais abundante e feliz. Pensando nisso, eu fiz uma seleção de 5 coisas que não voltam nunca mais. Talvez saber delas te dará a paz de espírito que você precisa, para começar a vivê-la em sua totalidade.

coisas que nao voltam mais
Foto: Jamez Picard / Unsplash

1. Oportunidades

Se não hoje, quando? Mudanças dão medo, nos tiram da zona de conforto, mas as oportunidades não vão continuar a bater sempre à porta. Ao contrário disso, oportunidades aparecem àqueles que não têm medo de usufrui-las. Nascemos nus e morreremos nus, da vida nada se leva – a não ser a vida que se leva!

2. Confiança

Não se trata de perdoar, pois o amor muitas vezes perdoa. No entanto, uma relação onde houve quebra de confiança jamais será a mesma, e esperar que seja é muita ingenuidade. Sempre haverá o medo de ser traído novamente, atrapalhando o desenrolar dessa relação.

3. Palavras ditas

Quando dizemos algo, não é possível voltar atrás, o dano já está feito. Tudo o que dizemos é lançado ao universo, e mais do que isso: marca a vida das pessoas. Palavras podem se transformar em traumas, crenças e machucar o outro. Na dúvida, prefira o silêncio.

4. Tempo

Steve Jobs um dia disse: “Todos os dias ao acordar, me olho no espelho e pergunto ‘se esse fosse o último dia de minha vida, eu faria o que estou fazendo?'”. Segundo ele, se a resposta fosse ‘não’, era que algo precisava mudar. Não perca tempo vivendo uma vida de ilusões e querendo agradar os outros, se existe algo implacável é o tempo!

5. Amor desperdiçado

Se você de fato se importa com alguém, esteja certo de que essa pessoa saiba disso. Nunca deixe que as pessoas queridas vão sem que diga o quão importante elas são para você. Não acredite em joguinhos, amor é conta de multiplicação e essa é a única forma de uma relação prosperar. O resto é perda de tempo e energia.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.