Criatividade

Praia italiana transforma barco de pesqueiro sem uso em biblioteca gratuita à beira mar

2021-04-20

author:

Praia italiana transforma barco de pesqueiro sem uso em biblioteca gratuita à beira mar

“Leia, respire, ame”. É com esta frase estampada na madeira verde que a cidade de Polignano al Mare, na região da Puglia, Itália, inaugurou uma nova biblioteca gratuita. Às margens do Mar Adriático e à beira do mar, um pequeno barco de pescador sem uso foi transformado em uma pequena livraria, onde turistas e residentes podem deixar e pegar quantos livros quiserem. O pesqueiro, chamado Gozzo Carlino, já tinha 60 anos, em referência ao nome do seu dono, que junto de seu barco, também acaba de se aposentar.

barco_livraria-italia 1

Mini bibliotecas como esta são comuns na Europa e acabaram se estabelecendo como lugares de troca. Para que a estante não fique vazia, a frase“pegue um livro, deixe um livro”, nos relembra da importância de conservar os livros. E como se não bastasse, nestes tempos difíceis que estamos atravessando, o dono do pesqueiro ainda deixou um recado às pessoas que passam em frente à pequena livraria. “A pesca dava lucro, os remos viravam asas e o mar tingia-se de lua. Pare, lance âncora aqui. Leia, respire, ame!”

Polignano a Mare

Quando foi dividido ao meio, metade do barco guardou um presépio durante o inverno, enquanto a outra metade foi transformada nesta inspiradora biblioteca em plena região paradisíaca da Itália. Hoje ela possui cerca de 100 livros, mas como o objetivo é fazer circular, os títulos vivem mudando. Os pescadores que participaram da iniciativa afirmam que o barco-livro está dando certo e que em dias de sol é comum avistar visitantes e amantes da leitura pegando um livro emprestado e lendo à beira-mar.

Polignano a Mare 2

O objetivo foi de valorizar a cultura e a tradição da leitura e proporcionar um ambiente lúdico e agradável às pessoas que passam por lá. Isso sem contar que, a iniciativa também nos ensina a importância de desacelerar. “Pare, aprecie a beleza, deixe o mar encher seus olhos e as palavras escritas encher sua alma”.

 

Fotos: reprodução

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube