Autoconhecimento

Quando você achar que não é importante, lembre-se dessas 5 coisas

2021-09-20

Quando você achar que não é importante, lembre-se dessas 5 coisas

Em um mundo com quase 8 bilhões de pessoas e uma cultura que está o tempo todo promovendo que para sermos felizes, precisamos ser especiais – é fácil sentir que você não é importante. No entanto, esse é apenas um dos gatilhos que pode nos fazer questionar nosso valor, à medida que nos sentimos inseguros, inúteis e passamos a desenvolver problemas de autoestima. Quando momentos como esse surgirem, eu quero que você se lembre dessas 5 coisas:

achar que nao somos importantes
Foto: Francisco Moreno / Unsplash

1. Você não está sozinho

Todos os quase 8 bilhões de pessoas estão lutando, cada um de seu jeito e com as ferramentas que têm à mão, mas todos estão enfrentando suas próprias lutas. Não acredite em vidas perfeitas e em sucesso sem suor, essa é uma imagem que fazemos das pessoas no Instagram, mas que não corresponde à vida real. Quando as coisas estiverem difíceis, lembre-se que você não está sozinho e que há pessoas enfrentando situações ainda mais difíceis que você.

2. Só porque você acha que não importa, isso não significa que seja verdade

São nossos pensamentos que constroem nossa realidade -e eles não são fatos, são apenas pensamentos e são influenciados por nosso humor, crenças e experiências. Não deixe que o mundo lá fora seja responsável pelo conceito que você tem de você mesmo!

3. Quando outras pessoas agem como se você não importasse, é sobre elas, não você

Não leve nada para o pessoal, porque ao fazer isso você estará dando força e poder a quem te maltrata. Pessoas abusivas e tóxicas não te trataram mal porque você é você, elas fizeram isso porque são elas. Elas não o trataram como se você não importasse, porque você não tem valor, mas sim porque estavam presas demais em sua própria dor e padrões para reconhecer e honrar seu valor.

4. Você não precisa fazer grandes coisas para ser importante

O mundo tende a valorizar aqueles que realizam grandes feitos e a ignorar completamente aqueles que preferem levar uma vida pacata ou ficar atrás dos holofotes. É fácil sentir que sua vida não importa se você não estiver fazendo algo grandioso, salvando o mundo ou administrando um império, mas a verdade é que você pode não fazer nada disso e ainda assim ter uma enorme influência e valor entre as pessoas que você ama. Nem todo mundo pode ser alguém que todo mundo conhece, mas todo mundo pode ser alguém que outra pessoa ama – e no final, é isso que importa.

5. Você faz a diferença para muito mais pessoas do que imagina

Ao longo de todas as suas lutas, você vem deixando marcas de amor e de bondade na vida das pessoas. Não importa se isso não foi televisionado ou apareceu nas redes sociais, mas essas impressões jamais serão apagadas. Você já foi a benção de alguém e já disse a coisa certa na hora certa, sem nem mesmo perceber que estava salvando a vida de alguém.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.