Natureza

Raro fenômeno que produz de bolas de gelo deixa praia parecendo um outro planeta

2021-01-05

author:

Raro fenômeno que produz de bolas de gelo deixa praia parecendo um outro planeta

A natureza está sempre nos surpreendendo e produzindo fenômenos que servem de inspiração à pessoas do mundo inteiro. Em uma praia na ilha de Hailuoto, lozalizada entre a Finlândia e a Suécia, um raro fenômeno conhecido como Ice Ball – bola de gelo, deixou o local parecendo um outro planeta. Capturado por Risto Mattila, que vive na região, à primeira vista pensamos que trata-se de ovos de animais, mas são apenas milhares de bolas de gelo.

fenomeno bolas de gelo 1

De acordo com especialistas, as bolas são formadas quando pedaços de gelo são golpeados pelo vento e pelas águas agitadas. De vários tamanhos, Mattila diz que algumas das esferas congeladas eram do tamanho de bolas de futebol. Esta foi a primeira vez que ele presenciou tal acontecimento. “Era uma vista incrível. Nunca vi nada assim em 25 anos morando nas proximidades. Como eu tinha uma câmera comigo, decidi preservar essa visão incomum para a posteridade”, diz.

fenomeno bolas de gelo 2

Esta não foi a primeira vez que as misteriosas bolas de gel surgiram na ilha. Em 2019, depois que a CNN publicou uma imagem do fenômeno, milhares de pessoas começaram a compartilhar suas teorias. Enquanto alguns diziam que tratava-se de ovos de dinossauros, outras afirmaram que elas vinham, literalmente, de outro planeta.

 

Apesar da imagem surreal, a explicação é bem mais simples do que parece. Especialistas garantem que isto acontece quando a camada mais superficial da água começa a congelar, dando origem a estas bolas de gelo que vão se moldando conforme vão se movendo.

 

Fotos: Instagram

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube