Animais

Recém descoberto, este nano camaleão é o menor réptil do mundo

2021-02-08

author:

Recém descoberto, este nano camaleão é o menor réptil do mundo

O menor réptil do mundo acaba de ser descoberto após uma expedição ao norte de Madagascar, na África. A espécie brookesia nana também é conhecida como nano camaleão, já que ele é do tamanho de uma unha. Apenas dois nano camaleões foram descobertos, sendo um macho e uma fêmea.

nano camaleao madagascar 2

A fêmea tem um comprimento de 19 mm incluindo a cauda, mas os machos são ainda menores. O réptil macho adulto mede apenas 13,5 mm, ganhando o recorde de menor réptil do mundo. Antes era considerada a espécie brookesia tuberculata, que costuma medir cerca de meio milímetro.

nano camaleao madagascar 3

Foi o alemão Frank Glaw que fotografou o minúsculo camaleão, revelando como ele parecia pequeno pousado na ponta de seu dedo. Ele passou mais de 30 anos pesquisando os mistérios dos répteis e anfíbios de Madagascar, mas afirma que os da espécie brookesia são mais do que especiais, uma vez que não mudam de cor e vivem no solo ao invés de nas árvores.

nano camaleao madagascar

O problema é que, infelizmente, seu habitat está fortemente ameaçado pelo desmatamento. Segundo Oliver Hawlitschek, cientista do Centro de História Natural de Hamburgo: “O habitat do nano camaleão foi desmatado, mas a área foi colocada sob proteção recentemente, então a espécie sobreviverá”, diz otimista.

 

 

Fotos: Frank Glaw

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube