Superação

Sem dinheiro pra reformar a casa, pedreiro cria tijolo de papelão reciclado que hoje faz sucesso em sua cidade

2020-12-03

author:

Sem dinheiro pra reformar a casa, pedreiro cria tijolo de papelão reciclado que hoje faz sucesso em sua cidade

Em 2016, o pedreiro argentino Ramón Jorge Vega queria reformar a sua casa, mas não tinha condições financeiras de arcar com todos os gastos e materiais. Como muitas vezes, é na dificuldade que as oportunidades se apresentam, ele então começou a estudar outros materiais, até que desenvolveu um tijolo de papelão reciclado. Seus tijolos, além de sustentáveis e mais baratos, hoje fazem sucesso em seu país e começaram a ser usados em prédios públicos.

pedreiro tijolo reciclado papelao 6

A ideia surgiu de repente, quando ele viu um monte de papelão acumulado e molhado na rua. Após juntar todo o entulho, ele fez uma mistura com cola e cimento, utilizou um molde com as mesmas medidas do tijolo convencional e deixou a liga descansar durante alguns dias. Quatro dias depois, ele se surpreendeu com o resultado.

pedreiro tijolo reciclado papelao 2

Tão resistentes quanto os tradicionais, os tijolos de papelão reciclado de Ramón levantaram novos cômodos para sua casa e começaram a fazer sucesso em sua cidade, afinal, são uma excelente alternativa mais ecológica e acessível. Com o passar do tempo, sua iniciativa chamou a atenção do prefeito, que apresentou seu projeto à algumas autoridades locais.

pedreiro tijolo reciclado papelao 3

Em seguida, ele foi chamado para participar de um concurso de empreendedorismo dirigido a pequenos empresários, e acabou ganhando o segundo lugar na categoria “Design, urbanismo e arquitetura”. Com o sucesso, o pedreiro começou a trabalhar em conjunto com o município para produzir maciçamente tijolos ecológicos, com todo o maquinário necessário.

pedreiro tijolo reciclado papelao 4

Atualmente seus tijolos estão presentes em grandes obras, como a construção de um novo hospital, entre outros projetos públicos de grande porte. “O uso que vamos dar é o de um tijolo tradicional, seja para obras civis, dentro da alvenaria, parede de fechamento ou qualquer parte da construção de uma casa. Pode ser utilizado para novas obras da Câmara Municipal, doações ou para pessoas que tenham algum sinistro e necessitem de construir rapidamente um muro”, explicou Roberto Caratozzolo, secretário de Obras Públicas e Urbanismo.

pedreiro tijolo reciclado papelao 5

 

Fotos: divulgação

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube