Sustentabilidade

Sem nunca ter ido à escola, vovô de 71 anos cria fogão solar com material reciclado

2021-05-05

author:

Sem nunca ter ido à escola, vovô de 71 anos cria fogão solar com material reciclado

Com uma antena de televisão e muita criatividade, o mexicano Dom Maximino Antonio Piedad – de 71 anos, construiu um fogão solar. Usando uma série de materiais reciclados e sem nunca ter ido à escola, seu fogão ecológico é a prova de que, com esforço todos nós conseguimos grandes realizações. A antena de TV fica na parte inferior da grelha e serve para refletir a luz do sol e assim produzir o calor necessário para aquecer os alimentos.

vovo fogao ecologico 1

Orgulhoso de sua invenção, segundo o vovô com seu fogão ele pode cozinhar carne, feijão, frango e muitas outras coisas. Ele nasceu em Amatitla Santiago, em San Luis Potosí, no México e aprendeu a ler quando tinha 20 anos. Vivendo em uma casa humilde, ele decidiu criar seu fogão ecológico, pois acha que chegou a hora de cuidar do meio ambiente.

vovo fogao ecologico 2

Sua história viralizou nas redes, quando um desconhecido publicou um vídeo em que demonstra como funciona o fogão solar ecológico. De acordo com ele, a ideia também é inspirar outras pessoas a fazer o mesmo e, sobretudo, as com menor poder aquisitivo para comprar um fogão. A ideia surgiu depois que ele viu outras pessoas montarem um fogão solar com uma roda e um espelho. Ele pensou: “Por que não fazer o mesmo?”. E então ele aperfeiçoou o modelo e em vez de usar a roda, optou pela antena de televisão reciclada para adaptar e grelha metálica. E para os mais céticos, ele fez questão de demonstrar a eficácia de sua invenção ao queimar uma folha de jornal em poucos segundos e ferver água em uma panela em poucos minutos.

O melhor de tudo é que sua invenção também está lhe oferecendo mais oportunidades e recursos para que ele possa ter uma vida mais confortável. O vovô inventor está vendendo seus fogões a 1.200 pesos, cerca de 60 dólares, pouco mais de 300 reais. No entanto, Don Maximino diz que com os recursos arrecadados pretende ajudar outras pessoas a reduzir a poluição em suas casas. Ele já vendeu seus fogões à cidades mexicanas, Arizona e Califórnia, nos EUA.

 

Fotos: Instagram

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.