Superação

Sobreviventes do holocausto se reúnem depois de 70 anos em encontro emocionante

2020-11-18

author:

Sobreviventes do holocausto se reúnem depois de 70 anos em encontro emocionante

Um dos períodos mais tristes e violentos da história aconteceu durante o nazismo, quando milhões de pessoas foram perseguidas até a morte. Felizmente, algumas pessoas tiveram a sorte de sobreviver ao holocausto, como os amigos Ruth Brandspiegel e Sasha Eisenberg, que conseguiram fugir da Polônia em 1930 e puderam se reencontrar recentemente. O encontro virtual aconteceu mais de 70 anos depois deles terem se separado, foi pra lá de emocionante e mostrou como o ser humano é resiliente.

encontro sobreviventes holocausto 1

Depois de fugirem do holocausto e deixarem a Polônia, o país que mais sofreu com a ocupação nazista, eles acabaram indo para o Campo de Pessoas Deslocadas Hallein, na Áustria em 1946. Foi lá que eles se conheceram, porém, em 1949 a família de Sasha mudou para Israel e eles acabaram perdendo o contato. O mais interessante é que, anos depois, os dois acabaram se mudando para os Estados Unidos e construíram suas vidas no país, sem que tivessem notícias um do outro.

encontro sobreviventes holocausto 2

O reencontro aconteceu de forma inesperada, quando Ruth participou de um serviço online para o Centro Judaico de East Brunswick em Nova Jersey, onde seu filho é cantor. Durante o evento, ela ouviu o nome Sasha e imediatamente lembrou do amigo. Ela se perguntou se ele poderia ser seu amigo perdido e mais tarde pediu ao filho que investigasse para ela.

encontro sobreviventes holocausto 3

A surpresa veio dias depois: era realmente Sasha, que ela havia conhecido quando criança em plena guerra.Eu chamei de milagre porque não vejo nenhuma outra maneira de os humanos organizarem um evento como esse e fazer tudo se encaixar”, disse ela em entrevista.

 

O filho de Ruth ajudou os amigos a organizarem uma reunião virtual para que pudessem se atualizar de tudo o que aconteceu em suas vidas nas últimas décadas. Eles acabaram conversando por horas, chorando e relembrando o tempo que passaram juntos. Desde então, os dois continuaram a se encontrar online com frequência e planejam um encontro real assim que acabar a pandemia.Foi algo que eu nunca esperava, e isso foi algo que me deu tanto prazer que estou apenas chorando”, afirmou Ruth emocionada.

 

Fotos: reprodução Youtube

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.