Equilíbrio

Sofrer por antecipação está acabando com seu bem-estar

2021-06-21

Sofrer por antecipação está acabando com seu bem-estar

Quando eu era pequena ouvi uma frase que carreguei comigo durante anos. “O melhor da festa é esperar por ela”, fala sobre as delícias de planejar e sonhar com uma ocasião especial, como uma festa, um casamento ou uma viagem. No entanto, na fase adulta compreendi que o oposto também é real, mas neste caso muito menos divertido. Perdemos muito tempo nos preocupando com coisas que estão fora de nosso alcance e sofrer por antecipação está tirando nosso sono e acabando com nosso bem-estar.

sofrer por antecipacao 1
Foto: Joice Kelly / Unsplash

A vida é 10% as coisas que acontecem com a gente, e 90% o que fazemos com isso. Quanto dos desafios mais difíceis da vida seriam muito menos dolorosos se não antecipássemos a picada? O grande problema da mente racional é que ela é repleta de ruídos, de crenças e se alimenta dos traumas. É ela que nos tira do chão e suga nossa energia quando estamos envoltos em um mar sem fim de preocupação.

sofrer por antecipacao 2
Foto: Nik Shuliahin / Unsplash

Agora eu te pergunto: quantas dificuldades pareceriam mais suportáveis ​​se não ruminássemos sobre elas, não nos estressássemos com elas, esperássemos o pior delas e, em seguida, criássemos um estado de pânico que nos obriga a resistir? A verdade é que a maioria das coisas não são tão ruins quanto imaginamos que seriam quando acontecessem e a vida muitas vezes nos surpreende. Então por que mesmo assim insistimos em resistir e nos colocamos sempre em uma posição de controle?

sofrer por antecipacao 3
Foto: Kinga Cichewicz / Unsplash

Às vezes, você é demitido e tem uma sensação de liberdade e vitalidade que não sentia há anos, e então você descobre que as mudanças não são ruins e que é sempre possível se reinventar. Quando nos colocamos no lugar de controle, perdemos tempo, energia, saúde vital e ainda estamos agindo como se não confiássemos que as coisas darão certo para nós. Em outras palavras, somos pessimistas e não temos autoconfiança.

sofrer por antecipacao 4
Foto: Fuu J / Unsplash

O contrário acontece quando entregamos, agradecemos o que temos e confiamos que o terá que ser nosso dará um jeito de chegar a nós, e que a vida muitas vezes foge de nosso controle, mas que isso não é necessariamente algo ruim. Pare de sofrer por antecipação e comece a apreciar a vida mesmo com todas as suas variáveis.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.