Tecnologia

Startup cria método inédito que transforma dióxido de carbono em ração animal super proteica

2021-03-30

author:

Startup cria método inédito que transforma dióxido de carbono em ração animal super proteica

O futuro chegou e nele podemos transformar dióxido de carbono em ração animal super proteica. Quem criou o método inédito foi a startup Deep Branch, que já arrecadou US $ 9,4 milhões (mais de R$ 50 milhões) em financiamento. Segundo os fabricantes, a ração é mais barata e a técnica ainda substitui a soja, grão normalmente utilizado em rações animais, diretamente ligado ao desmatamento.

gas carbonico racao animal 1

A proteína nasce da combinação entre o dióxido de carbono com hidrogênio. A empresa combina carbono, oxigênio e hidrogênio dentro de uma câmara de fermentação onde produz uma proteína de alto valor chamada “Proton”. O próton, por sua vez, é então seco, misturado com outros nutrientes e transformado em ração. O processo é é capaz de economizar 90% em emissões de gases tóxicos em comparação a outras fontes de alimentação.

gas carbonico racao animal 2

Um dos investidores do projeto é James Ferrier, diretor de investimentos do banco inglês Barclays. Segundo ele: “A tecnologia da Deep Branch tem o potencial de ser parte da solução para superar os maiores desafios ambientais de nosso tempo”. 

gas carbonico racao animal 3

De fato, as vantagens são muitas. Além do processo de fabricação mais sustentável, não existe flutuação no preço ou na produção causada pela sazonalidade ou dependência de condições climáticas favoráveis. Os preços estáveis e a fabricação confiável significam que cada elo da cadeia de suprimentos pode calcular os custos com muito mais precisão.

racao-1000x600

O objetivo da startup é diminuir consideravelmente a produção de soja, assim como a da farinha de peixe produzida normalmente a partir de sobras de salmão selvagem – outra fonte de proteína para ração animal. A startup irá começar a testar a ração com criações de salmão e galinhas no próximo ano.

 

Fotos 1 e 2: Deep Branch
Foto 3: Unsplash
Foto 4: reprodução

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube