Vida Natural

Técnica afegã ancestral mantém uvas frescas por até seis meses

2021-02-18

author:

Técnica afegã ancestral mantém uvas frescas por até seis meses

Com todos os avanços tecnológicos de hoje, a ciência ainda não conseguiu encontrar uma técnica eficaz de armazenamento de frutas e legumes, à medida que mesmo na geladeira este tipo de alimento possui um curto prazo. No entanto, quem disse que a tecnologia tem a resposta para tudo? É justamente uma técnica ancestral afegã que consegue manter uvas frescas por até 6 meses.

gangina_uva 1

Graças à técnica, apelidada de gangina, os afegãos conseguem manter diversas frutas frescas durante vários meses, apenas fechando-as em recipientes herméticos feitos de barro úmido. A gangina começou a ser incorporada para consumo nos meses de inverno, quando frutas frescas ainda eram difíceis de encontrar. Hoje, mesmo que encontrar frutas frescas durante o ano inteiro seja possível, o método ainda é utilizado.

gangina_uva 2

O prato fundo é feito de duas camadas de solo úmido, que em seguida é deixado ao sol para secar. Uma vez seco, o recipiente deve ser mantido em local fresco e longe da luz solar direta. Se armazenados corretamente, as gangina podem manter as uvas colhidas no outono frescas até a primavera do próximo ano, o que além de ser muito engenhoso, é sustentável.

gangina_uva 3

“Devemos primeiro remover as uvas quebradas, depois colocá-las na gangina. Se colocarmos as uvas quebradas na gangina, isso vai estragar todas as outras uvas”, explica o agricultor Abdul Mana. Segundo ele, é essencial que apenas uvas saudáveis ​​sejam conservadas dessa forma, já que uma única uva estragada pode arruinar um lote inteiro. No inverno, quando a demanda por frutas cresce, fazendeiros como ele trazem seu estoque de uvas cultivadas com gangina e as vendem com lucro. Cada recipiente contém cerca de um quilo de uvas e é assim que eles sustentam suas famílias.

gangina_uva 4

“Estamos mantendo muitas uvas em Gangina e as venderemos no próximo inverno ou na primavera. Com este método, obteremos um bom rendimento”, promete o agricultor.

 

Fotos: Facebook

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube