Cura pela natureza

Um abacate por dia ajuda a manter a flora intestinal saudável, confirma estudo

2021-03-26

Um abacate por dia ajuda a manter a flora intestinal saudável, confirma estudo

A doença e a saúde começam nos intestinos e, neste sentido, a dieta tem uma enorme influência sobre a microbiota intestinal. Um novo estudo encabeçado por pesquisadores da Universidade de Illinois afirma que um abacate por dia ajuda a manter a flora intestinal saudável.

abacate flora intestinal 1

Rico em fibras e gordura monoinsaturada, até agora não estava claro como os abacates afetavam os micróbios no sistema gastrointestinal. O que os pesquisadores descobriram é que as pessoas que comiam abacate todos os dias tinham uma abundância maior de micróbios intestinais que quebram as fibras e produzem metabólitos, auxiliando na saúde intestinal. Eles também tinham maior diversidade microbiana em comparação com pessoas que não receberam as refeições de abacate no estudo.

abacate flora intestinal 2

“O consumo de abacate reduziu os ácidos biliares e aumentou os ácidos graxos de cadeia curta. Essas mudanças se correlacionam com resultados benéficos para a saúde”, explica a principal autora do estudo Sharon Thompson. O estudo acompanhou 163 adultos, com o objetivo de explorar os efeitos do consumo de abacate na microbiota gastrointestinal. “Nosso objetivo era testar a hipótese de que as gorduras e as fibras do abacate afetam positivamente a microbiota intestinal. Também queríamos explorar as relações entre os micróbios intestinais e os resultados de saúde”, diz Hannah Holscher – professora assistente de nutrição no Departamento de Ciência dos Alimentos e Nutrição Humana da Universidade.

abacate flora intestinal 3

Curiosamente, apesar de ricos em gordura, os pesquisadores descobriram que, embora as pessoas que consomem a fruta todos os dias consumam um pouco mais de calorias do que o grupo controle, eles também excretam mais gordura nas fezes. Vale lembrar que as gorduras dos abacates são monoinsaturadas, o que significa que são saudáveis ​​para o coração. Em outras palavras, o abacate é um alimento denso em energia, mas também rico em nutrientes , além de conter nutrientes essenciais como potássio e fibras. Confira a pesquisa completa aqui.

 

Fotos: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.