Sustentabilidade

Unilever lança o primeiro sabão de roupas do mundo feito de carbono reciclado

2021-05-03

author:

Unilever lança o primeiro sabão de roupas do mundo feito de carbono reciclado

Normalmente derivados de combustíveis fósseis para criar espuma, muitos produtos de limpeza que usamos em casa são altamente poluentes. Com o objetivo de contribuir para a diminuição das emissões, a Unilever acaba de lançar o primeiro sabão de roupas do mundo feito de carbono reciclado. O produto é resultado de uma parceria entre a LanzaTech e a India Glycols e é proveniente de emissões industriais de carbono – ao invés de combustíveis fósseis.

omo sabao carbono reciclado 1

A mudança inovadora utiliza biotecnologias e uma nova cadeia de suprimentos baseada na reciclagem do carbono, essencial para eliminar o uso de combustíveis fósseis. Já lançado na China no dia 22 de abril, data que marca o Dia da Terra, o sabão OMO terá o mesmo preço dos convencionais e é embalado em pequenos sachês, a dose perfeita para lavar uma máquina repleta de roupas sujas, sem desperdício de produto.

omo sabao carbono 2

O processo para a fabricação do inovador sabão passa por 3 etapas, sendo que a primeira é a da captura. Através da biotecnologia, os fabricantes conseguiram capturar as emissões de resíduos industriais em uma planta na cidade de Pequim, e converter essas emissões em etanol. Em seguida, o etanol foi convertido em óxido de etileno, uma matéria-prima importante para a produção de produtos de limpeza. E por último, a Unilever utilizou o novo surfactante nas novas cápsulas de sabão OMO, fabricadas na fábrica de Hefei – na China.

emissoes de carbono
Atualmente, cerca de 75% da energia mundial é gerada através de combustíveis fósseis. O desafio daqui para a frente é diminuir consideravelmente este número

“Avanços em tecnologia como esse significam que agora podemos reinventar a química de nossos produtos”, afirma Peter ter Kulve, presidente de Home Care da Unilever. “Em vez de carbono sendo liberado diretamente na atmosfera, podemos capturá-lo e reciclá-lo em nossos produtos, em vez de usar combustíveis fósseis”, comemora. O objetivo da empresa é zerar a pegada de carbono e outros combustíveis fósseis até 2039.

 

Fotos 1 e 2: divulgação Unilever
Foto 3: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube