Você não deve jantar tarde da noite! Saiba por que
A vida moderna foi responsável por criar uma série de hábitos, alguns bastante prejudiciais à nossa saúde. Um deles é o costume de jantar tarde da noite, que uma pesquisa acaba de revelar uma série de malefícios. Entre eles, o aumento do açúcar no sangue, a diminuição da sensibilidade à insulina, inflamação do corpo e sono superficial – um problema que, caso torne-se crônico, pode dar consequência a diversos tipos de doenças, incluindo o Alzheimer.

A resposta para esta conclusão parece estar em nossos próprios ancestrais, uma vez que nos primórdios dos tempos, nós sempre tínhamos um jantar à mesa. Conduzida desde 2009, a pesquisa publicada no site University Health News combinou uma série de informações sobre exercícios físicos, exposição ao clima, padrões de sono, alimentação, e muito mais a fim de construir um modelo de como construir uma base de medicina funcional que por si só servirá para prevenir muitas das doenças crônicas que assolam nossa sociedade.

Segundo os cientistas, a luz do sol governa nossas funções metabólicas, o que explica porque devemos diminuir as atividades – o que inclui jantar muito tarde. A chave está no ritmo circadiano, período de cerca de 24 horas sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia. Se hoje dependemos da energia elétrica e perdemos a noção deste ritmo natural, nossos primeiros ancestrais simplesmente encerravam as atividades à noite, o que é extremamente ao cérebro e outras funções biológicas.
O ritmo circadiano e as doenças
Ao examinar o genoma humano em variantes genéticas frequentemente relacionadas a doenças como o diabetes tipo 2, o grupo descobriu que o hormônio da melatonina, no pâncreas, estava diretamente ligado a algumas doenças. Conhecido como hormônio do sono, nosso corpo começa a produzir a melatonina quando a noite se aproxima. O aumento da melatonina é enviado a vários órgãos e nos preparar para o sono, ativando e desativando milhares de genes diferentes em nosso corpo.

Quando a melatonina chega ao pâncreas, o gene receptor inibe a produção de insulina em nossa corrente sanguínea, que alerta nosso corpo para sugar o excesso de carboidratos da corrente sanguínea para os tecidos musculares. Quando começamos a jantar tarde da noite, inibimos a produção de melatonina e dormimos mal, afinal, o corpo entende que ainda não é hora de dormir.

Jantar antes do sol se pôr é uma simples mudança no estilo de vida que pode nos oferecer mais saúde a longo prazo. Pode até parecer difícil de início, mas faça um teste durante uma semana e verá como essa simples mudança pode transformar seu corpo, e consequentemente, sua vida!

Fotos: Unsplash