Saúde

Você não deve jantar tarde da noite! Saiba por que

2021-01-27

author:

Você não deve jantar tarde da noite! Saiba por que

A vida moderna foi responsável por criar uma série de hábitos, alguns bastante prejudiciais à nossa saúde. Um deles é o costume de jantar tarde da noite, que uma pesquisa acaba de revelar uma série de malefícios. Entre eles, o aumento do açúcar no sangue, a diminuição da sensibilidade à insulina, inflamação do corpo e sono superficial – um problema que, caso torne-se crônico, pode dar consequência a diversos tipos de doenças, incluindo o Alzheimer.

jantar tarde e saude 1

A resposta para esta conclusão parece estar em nossos próprios ancestrais, uma vez que nos primórdios dos tempos, nós sempre tínhamos um jantar à mesa. Conduzida desde 2009, a pesquisa publicada no site University Health News combinou uma série de informações sobre exercícios físicos, exposição ao clima, padrões de sono, alimentação, e muito mais a fim de construir um modelo de como construir uma base de medicina funcional que por si só servirá para prevenir muitas das doenças crônicas que assolam nossa sociedade.

jantar tarde e saude 2

Segundo os cientistas, a luz do sol governa nossas funções metabólicas, o que explica porque devemos diminuir as atividades – o que inclui jantar muito tarde. A chave está no ritmo circadiano, período de cerca de 24 horas sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia. Se hoje dependemos da energia elétrica e perdemos a noção deste ritmo natural, nossos primeiros ancestrais simplesmente encerravam as atividades à noite, o que é extremamente ao cérebro e outras funções biológicas.

O ritmo circadiano e as doenças

Ao examinar o genoma humano em variantes genéticas frequentemente relacionadas a doenças como o diabetes tipo 2, o grupo descobriu que o hormônio da melatonina, no pâncreas, estava diretamente ligado a algumas doenças. Conhecido como hormônio do sono, nosso corpo começa a produzir a melatonina quando a noite se aproxima. O aumento da melatonina é enviado a vários órgãos e nos preparar para o sono, ativando e desativando milhares de genes diferentes em nosso corpo.

jantar tarde e saude 3

Quando a melatonina chega ao pâncreas, o gene receptor inibe a produção de insulina em nossa corrente sanguínea, que alerta nosso corpo para sugar o excesso de carboidratos da corrente sanguínea para os tecidos musculares. Quando começamos a jantar tarde da noite, inibimos a produção de melatonina e dormimos mal, afinal, o corpo entende que ainda não é hora de dormir.

jantar tarde e saude 4

Jantar antes do sol se pôr é uma simples mudança no estilo de vida que pode nos oferecer mais saúde a longo prazo. Pode até parecer difícil de início, mas faça um teste durante uma semana e verá como essa simples mudança pode transformar seu corpo, e consequentemente, sua vida!

jantar tarde e saude 5

 

Fotos: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.