Equilíbrio

Volvo cria licença parental igualitária de 6 meses para pais e mães no Brasil

2021-04-05

author:

Volvo cria licença parental igualitária de 6 meses para pais e mães no Brasil

A Constituição Brasileira prevê licença maternidade remunerada de 120 dias para mães e 5 dias para pais, o que dificulta não somente a volta ao mercado de trabalho da mulher, como diminui a importância do pai na educação de seu próprio filho. Há tempos discutimos uma possível aplicação igualitária para uma sociedade mais justa e humanizada, mas a Volvo Car do Brasil saiu à frente e decidiu adotar a licença parental remunerada de 24 semanas (seis meses) para pais e mães.

volvo licenca paternidade 1

Inspirada na legislação nacional da Suécia, um dos países mais avançados do mundo em relação à igualdade de gênero, a marca alemã também está implantando a política em todos os seus escritórios e fábricas ao redor do mundo, atingindo diretamente cerca de 40 mil funcionários, que terão direito às 24 semanas de licença remunerada, sabendo que algumas regras específicas podem variar de acordo com as leis de cada país.

volvo licenca paternidade 2

“Estamos muito felizes em conseguirmos implementar essa nova licença aqui no Brasil. Sabemos que isso não é comum em nosso país e podemos até ser exemplo para outras empresas, indo além do que a legislação exige. E, de alguma forma, contribuir ativamente para o início de vida das crianças que terão os pais por perto”, explica Luis Rezende, presidente da subsidiária da empresa sueca no Brasil e Head of Latin America Hub.

volvo licenca paternidade 3

No Brasil, se a empresa estiver cadastrada no programa Empresa Cidadã, o prazo para licença paternidade pode ser estendido de 5 para 20 dias, que é o caso da Volvo. “Vale lembrar que aqui no Brasil a Volvo, por ser uma empresa do Programa Empresa Cidadã, tinha, até o momento, 20 dias de licença-paternidade e 24 semanas (seis meses) de licença-maternidade. São 160 dias a mais para deixarmos os pais mais perto de seus filhos”, comemora Eliane Trinca, diretora de People Experience e Responsabilidade Social Volvo Car Latam Hub.

volvo licenca paternidade 4

De acordo com Håkan Samuelsson, presidente-executivo da Volvo Cars, a iniciativa é uma forma de equilibrar a disparidade de gênero ainda presente em boa parte do globo. “Quando os pais são apoiados para equilibrar as demandas do trabalho e da família, isso ajuda a fechar a lacuna de gênero e permite que todos se destaquem em suas carreiras”, explicou. A política global também inclui todos os pais legalmente registrados, compreendendo pais adotivos, bem como filhos de casais do mesmo sexo.

Fotos: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.